Antes de sair, Pazuello anuncia contrato para aquisição de 138 milhões de doses de vacinas com a Pfizer e com a Janssen

Um anúncio feito nesta segunda-feira (15), pelo ministro da Saúde Eduardo Pazuello, confirmou o contrato feito com a Janssen e a Pfizer para compra de vacinas contra a covid 19.O acordo vai possibilitar 138 milhões de doses entregues até novembro de 2021. 

O processo de entrega será feito de forma escalonada começando em abril e terminando em novembro de 2021.Ao todo serão 100 milhões de doses da Pfizer e 38 milhões da Janssen .O ministro ainda confirmou que as 100 milhões de doses da Pfizer serão entregues de abril até o dia 30 de setembro, obedecendo o seguinte cronograma: 1 milhão em abril, 2,5 mi em maio, 10 mi em junho e em julho, 30 mi em agosto e outras 46,5 mi de doses entregues em setembro. 

O cronograma de vacinas entregues desde janeiro somado àquelas que ainda estão em fase de entrega chega a 562 milhões de doses. Os atrasos na vacinação têm feito o ministro da Saúde anunciar mudanças no cronograma a serem tomadas o que tem gerado críticas por parte do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. 

“O cronograma é para ser alterado, quando a farmacêutica não entrega, quando a linha de produção para, quando acontece qualquer dificuldade na legalização das doses. Quanto mais estivermos no começo do ano e do processo, mais alterações podem acontecer”, ressaltou.   

Além disso, o ministro ainda admitiu a possibilidade de ser demitido nos próximos dias por decisão do presidente Bolsonaro (sem partido). Decisão já confirmada recentemente:

“O ministro da saúde será substituído? Provavelmente sim, um dia. Mas não estou doente e nós não vamos parar nem um minuto. Não paramos ontem, hoje e nem pararemos amanhã. Todos os meus interlocutores estão focados na missão e vão continuar”, comentou. 

Pazuello destacou que não pedirá demissão ou sairá do cargo por livre iniciativa: “eu não vou pedir para ir embora. Isso não é uma brincadeira. Isso é sério, é uma pandemia”. Para saber sobre o novo ministro da Saúde, Leia Mais.

Da redação do Acontece na Bahia