ANM Recomenda Evacuação Após Interdição de Estruturas de Mina da Vale em Mariana

ANM Recomenda Evacuação Após Interdição de Estruturas de Mina da Vale em Mariana

A Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu a recomendação de evacuação para o povoado de Santa Rita Durão, localizado em Mariana (MG), juntamente com a interdição de três pilhas de estéril na mina de Fábrica Nova, pertencente à Vale.

A determinação de interdição ocorreu na sexta-feira (10) devido à Vale não conseguir comprovar a estabilidade das pilhas, conforme documento da ANM divulgado pelo jornal O Tempo.

De acordo com o Plano de Ação de Emergências para Barragens da Vale, a população envolvida em Santa Rita Durão é composta por 295 pessoas, das quais 144 são residentes na região. As demais incluem funcionários da mina, transeuntes e trabalhadores de outras edificações locais.

Embora a Vale ainda não tenha se manifestado sobre a evacuação sugerida, a empresa confirmou a interdição preventiva das pilhas na sexta-feira (10), em comunicado enviado ao UOL. A Vale destacou que está acompanhando as inspeções realizadas pela ANM e Defesa Civil nesta segunda-feira para esclarecer as condições de regularidade das estruturas.

A Prefeitura de Mariana informou que a Defesa Civil está envolvida na fiscalização das pilhas de estéril. O órgão elaborará um relatório sobre a integridade das pilhas após a reunião, ressaltando que, até o momento, não há decisão sobre a evacuação dos moradores da região.

O presidente da Associação de Moradores de Santa Rita Durão, Jean Roberto da Costa Júnior, afirmou ao UOL que a associação não foi informada sobre a orientação de evacuação.