Amado Fontoura Faria 75 anos dia 2 de Março

 

Baixa Grande sente falta deste grande líder e amigo do povo. Amado Fontoura, nasceu em 02 de Março de 1938 em Baixa Grande. Dedicou toda a sua vida a servir ao próximo, principalmente  aos mais humildes e necessitados. Amado que exercia  a função de farmacêutico e enfermeiro, notabilizou-se pelo domínio da arte médica por longas observações empírica com os médicos que trabalhou na juventude. Há relatos que diz que um médico Piauiense de nome Joaquim, que residiu em Baixa Grande na década de 70,  que quando procurado para fazer ambulátório dizia: “Procure Amado que ela já sabe mais que eu, hoje eu quero tomar minha cachacinha.”

Amado tinha predisposição para artes em geral. Pintava, esculpia, escrevia poesias, contos, cordel e sentia-se orgulhoso em mostrar os seus feitos nas artes aos amigos.

O  prestigiado amigo e vice governador da Bahia Otto Alencar em uma Assembléia de médicos convidou Amado Fontoura e ao apresentar-lhes e contar os feitos de “Dr” Amado muitos ficaram pasmos.

Amado perdeu 4 eleições seguidas, nada abatia a sua fibra na busca da realização deste sonho em 1996 foi eleito prefeito com maior vitória de todos os tempos de uma eleição em Baixa Grande. Foi perseguido cruelmente pelos vereadores de oposição que com inveja do “Mito” Amado, lutaram a todo custo para combate-lo. Mesmo assim realizou em apenas 4 anos de gestão mais de 80 obras onde se destacam a reforma total da praça da Matriz; a conclusão do estádio municipal;  o calçamento de 8 ruas com recursos próprios, colocação de água em Italegre e em Viração e também a realização de concurso público que empregou 350 pais de família.

Hoje a população sente falta do amigo Amado Fontoura que muitas vezes prestou serviços para as pessoas de Baixa Grande e não exigia nenhum pagamento por isso apenas: “Amor e amizade.”

Da Redação.

Categoria(s): Regional.

Comente: