Search
Close this search box.

5 anos depois de ter sorriso reconstruído por dentista, garoto afirma que realização do sonho mudou sua vida: ‘Agora eu posso rir porque tenho meus dentes’

Hoje, sexta-feira (02), a linda história do menino Ryan que ganhou um novo sorriso está quase completando 5 anos. O garotinho perdeu todos os dentes da arcada superior quando tinha 6 anos de idade. Seu maior sonho naquela época era poder sorrir igual a todos os colegas e amigos da escola. E foi esse sonho que a dentista Amanda Mattos realizou ao colocar uma prótese no garoto. Hoje, Ryan tem seus próprios dentinhos e não precisa usar próteses.

“Estou me sentindo muito feliz, porque eu tenho os meus dentes hoje. E hoje eu não sou mais ‘banguelo’ que nem antigamente não. Hoje eu sou outra pessoa”

“Eu brinco, eu ‘rio’, antes eu não tinha dente, eu não ria, eu só fazia fechar a boca, que eu não podia rir, né, porque só saía a gengiva. Mas agora não. Agora eu posso rir porque eu tenho meus dentes”, conta o garotinho.

A história de Ryan emocionou a todos em 2016 quando a dentista Amanda compartilhou o caso. “Ele sofre um processo de agenesia [anomalia caracterizada pela ausência congênita de dentes]. Tem uns dentes que ele não vai ter. Não sabemos se é questão genética, ou se foi arrancado precocemente”, conta Amanda.

Ela ainda lembra como todos da equipe médico se emocionaram com o menino que começou a chorar quando ganhou a primeira prótese. “Eu me emociono sempre com essa história porque foi uma atitude que não imaginava que iria fazer tão bem na vida dele como foi. Para mim foi um simples trabalho de uma prótese, mas pra ele foi uma mudança de vida”.

Amanda também explica que o tratamento do menino precisa durar até a fase adulta. “Estamos preparando ele para correção ortodôntica para os dentes que ele tem. Preparação de espaços, estímulo ósseo. 18 anos é uma previsão que a gente tem para fazer o implante definitivo dele”.

A boa notícia é que hoje ele não precisa usar prótese dentária, ele já possui a maioria dos dentes. “Ele tem 12 dentes, faltam 3 dos que ele terá. Para a idade, ele deveria estar em dentição mista (dentes de leite e permanente), com 24 dentes. A troca de dentes vai em média até os 13 anos. Hoje ele está sem prótese porque ele vai começar a usar aparelho”.

Mesmo com pouco dinheiro, a mãe do garoto faz questão de levá-lo às consultas de acompanhamento. “Ryan sorri, brinca, mudou bastante. Agora ele conversa mais, mesmo tímido. Antes, ele tinha vergonha, e agora ele se abriu mais, tem mais liberdade. Mudou muito mesmo”, afirma sua mãe

Ryan quando se olhou pela primeira vez no espelho com a prótese, em 2016 — Foto: Amanda Mattos/Arquivo pessoal

Ryan Coutinho, aos 8 anos — Foto: Arquivo pessoal5

Amanda Mattos e Ryan Coutinho — Foto: Arquivo pessoal

Da redação Acontece na Bahia.