Search
Close this search box.

2022: Nova pesquisa aponta empate técnico entre Lula e Bolsonaro nos dois turnos

Uma notícia tem repercutido nas redes sociais neste sábado (13). Pesquisa realizada pela XP/Ipespe e divulgada na última sexta-feira (12), mostra como está sendo a corrida presidencial e a possível disputa acirrada. De acordo com a pesquisa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que volta a ser elegível por conta de uma decisão monocrática do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin, podem empatar tecnicamente nos dois turnos 

Em possível confronto no primeiro turno, Bolsonaro teria 27% dos votos, e o ex-presidente Lula 25%. Na pesquisa ainda aparece nomes como o ex-juiz Sergio Moro (10%), Ciro Gomes (9%), Luciano Huck (6%), João Doria (3%), João Amoedo (3%), Guilherme Boulos (3%), Mandetta (2%). 

Já no confronto pelo segundo turno, Bolsonaro teria 41%, em empate técnico com Lula, nos 40%. Em outros cenários, Bolsonaro aparece com vantagem para Fernando Haddad (40% a 36%), Luciano Huck (37% a 32%), Ciro Gomes (39% a 37%), Guilherme Boulos (40% a 30%) e de João Doria (39% a 29%), mas atrás de Sergio Moro (31% a 34%). 

As pessoas que participaram da pesquisa disseram ser a honestidade a primeira característica intrínseca ao próximo presidente além de desejarem mudança na forma que o Brasil vem sendo governado. 

A pesquisa também verificou a percepção do brasileiro com relação ao governo Bolsonaro. Consideraram ruim ou péssimo 45% (3% acima do último levantamento realizado em fevereiro). Aqueles que aprovam o atual governo se mantém estáveis em 30% e os que consideram regular,24% 

Por último 63% das pessoas pesquisadas disseram acreditar que a economia brasileira não vive um bom momento, ao contrário de 27% que afirma estar no rumo certo. 

 Da redação do Acontece na Bahia